No próximo domingo, dia 3 de outubro, todo o cidadão brasileiro entre 18 e 70 anos, que mora no país, terá a obrigacão de ir às urnas votar. No Brasil, o voto é facultativo apenas para analfabetos, jovens entre 16 e 18 anos, pessoas com mais de 70 anos e portadores de deficiência física ou mental, que apresentarem à Justiça Eleitoral justificativa para se ausentarem do pleito.
Pessoas desligadas por natureza (como eu)! Atenção em dobro! Este ano é preciso levar título eleitoral e o documento oficial de identificação com foto para votar. Os nomes que não estiverem no caderno de votação ou com a inscrição eleitoral cancelada serão barrados.
Eu odeio filas. Acredito que você também! Para não estragar o meu domingo nem o seu imploro que todos levem uma COLA. Lembra? Aquilo que todos diziam que não deveríamos fazer na escola? Pois é, para as eleições ela está completamente liberada. Então pegue já um papel e anote o nome e o número dos seus candidatos. Se der para colar uma foto deles, melhor ainda. Assim você não corre o risco de não reconhecê-los.
Ah, torça para não ter nenhuma figura “ilustre” na sua Zona Eleitoral. Candidatos, juízes eleitorais, integrantes da Corte do TRE-DF, juízes auxiliares em serviço TÊM PREFERÊNCIA. O benefício também se estende aos membros do Ministério Público a serviço da Justiça Eleitoral, servidores a serviço da Justiça Eleitoral, policiais militares em serviço, idosos, enfermos, portadores de necessidades especiais e grávidas– OBS: Achei um absurdo nós, jornalistas que vamos estar de plantão, também não estarmos incluídos na lista.
Ok, agora vamos ao que interessa! Atenção às instruções do Tribunal Superior Eleitoral.
Primeiro você vai votar para Deputado Estadual/Distrital. O cargo possui cinco dígitos. Após conferir o nome, a foto e o número do candidato, pressione “confirma ou “corrige”. A urna irá emitir um sinal sonoro. Isso significa que o seu voto foi confirmado.
O segundo voto é para Deputado Federal, com quatro dígitos.
O terceiro e o quarto voto são para duas vagas a Senador, com apenas três dígitos. Desta vez você vai poder conferir também as fotos e os dados dos suplentes dos senadores. Lembre-se! É preciso votar em dois candidatos diferentes.

O quinto voto é para Governador, com apenas dois dígitos. Ao teclar o número do seu candidato, a tela vai mostrar também os dados e a foto do vice na mesma chapa. A urna sempre irá emitir um sinal sonoro quando o voto for confirmado.
O último voto é para Presidente, também com dois dígitos.
VOTOS BRANCOS E NULOS... Não seja ingênuo...
O site do TSE só passa as instruções de como votar em branco. Veja!
Para votar em branco, pressione a tecla “branco” e depois “confirma”. Se quiser votar em branco para todos os cargos, deve repetir o procedimento um a um. A urna irá emitir um sinal sonoro quando o voto for confirmado.
Ai é que mora o perigo! Se você está revoltado com os candidatos e não vê boas perspectivas em nenhum deles NÃO VOTE EM BRANCO. Se assim fizer, vai entregar pontos ao partido político que tiver maior número de votos. Ou seja, o seu protesto vai para o beleléu.
Se você realmente pesquisou e avaliou os candidatos e não encontrou nenhuma opção, o melhor a fazer é votar NULO. Digite um número que não existe e aperte “confirma”. Os votos nulos são registrados para fins estatísticos, não sendo computados para nenhum candidato ou partido político. Ou seja, não são votos válidos.
O primeiro turno será realizado no dia 3 de outubro, com votação das 8h às 17h. O segundo turno, se houver, será no dia 31 de outubro, também com votação das 8h às 17h.
Quem não votar nem justificar a ausência nos prazos determinados pela Justiça Eleitoral terá de pagar multa. Caso contrário, não poderá se inscrever em concurso público, tirar passaporte ou carteira de identidade, renovar matrícula de ensino oficial e nem pegar empréstimos em instituições de crédito do governo.
Tira-Dúvidas: Tribunal Regional Eleitoral do DF (61) 3441-1000
Mais informacões: http://www.tse.gov.br/
Cheque se os seus candidatos têm a ficha limpa: http://www.fichalimpa.org.br/
Bem prático e objetivo. Valeu
ResponderExcluir