quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Invista na autoestima em 2011

Queridos leitores, 2010 chegou ao fim.

Hora de fazer um balanço. O que teve de bom e ruim? Se você for uma pessoa negativa pode concluir que o ano foi uma droga, mas se for apenas sensato vai contabilizar inúmeras bênçãos. O simples fato de acordar e respirar todos os dias já é um motivo imenso para agradecer.

Costumo dizer que criamos expectativas totalmente descabidas sobre o que precisamos adquirir para sermos felizes. De fato, a vida é simples e, sem dúvida, o mais importante é amar e sermos amados.

Porém, num mundo onde amamos as coisas e usamos as pessoas é difícil encontrar o amor genuíno, desinteressado. Chega a ser piegas sonhar com algo assim. Seria esse um motivo para mudar as nossas atitudes e afogar os nossos sonhos? O amor está esfriando. Fato.

Manter a ternura e o brilho nos olhos se torna um desafio careta. Ninguém quer ser chamado de bobo, tolo. Fácil é encontrar o ranzinza, impertinente, birrento. Eu quero sempre ter razão.

É totalmente verdade que o sol nasce e se põe para todos. Ricos e pobres têm dias alegres e desgraçados. Também é verdade que a vida é mais fácil para alguns. Mas, a grandeza de espírito não tem classe social. Nenhuma hierarquia pode despertar o desejo de espalhar compaixão, mesmo em meio a tantos problemas.

Precisamos desesperadamente desenvolver o hábito de enxergar qualidades nas pessoas. Nossa tendência é sempre focar o negativo, talvez para esconder os nossos próprios defeitos.

A grama do vizinho não é melhor. Evite comparar sua vida com a dos outros. Você não tem ideia do que é a jornada deles. Esquecemos, no entanto, que grande parte dos problemas que temos é fruto de nossas próprias escolhas.

E, se erramos, temos que nos tornar amargos, piores? Claro que não. O ideal seria olhar para os erros e seguir em frente e evitar cometê-los novamente. Jamais regredir e querer imitar o comportamento de outros que aparentemente parecem obter mais êxito.

Quero falar a um amigo especial, que temo esteja deixando de lado as qualidades que o tornam alguém tão querido. Não importa o que algumas pessoas pensam de você. Não mude para confirmar o que elas dizem. Não deixe as desilusões te fazerem perder o que tem de mais belo, a espontaneidade de se entregar ao amor. Enquanto você chora a perda de algo que empreendeu tempo e esforço para conquistar existem muitos que te admiram e te desejam o melhor. Não mude, por favor.

Para 2011 vou deixar como reflexão os mandamentos da Autoestima

Eles são fundamentais para começar o ano com o pé direito.

  1. Quem se ama de verdade evita pensar ou vivenciar o passado triste e, quando se lembra, mentaliza apenas como experiência para sua evolução, vê de forma fria e natural tudo o que aconteceu no passado, procura tirar proveito dos acontecimentos do passado.
  2. Quem se ama de verdade, mantêm o controle emocional para não deixar as calúnias, palavras ofensivas e desarmonias caírem sobre a sua mente.
  3. Quem se ama de verdade não espera ser compreendido, prefere compreender as pessoas de um modo geral, mantêm-se de bem com a vida e não se preocupa com a opinião alheia.
  4. Não dá ouvidos às críticas maldosas.
  5. Quem se ama de verdade não guarda raiva, rancor ou ressentimento, vê tudo à sua volta como se fosse um processo de auto-conhecimento, está sempre disposto a perdoar e compreender em qualquer situação.
  6. Quem se ama de verdade não aceita sugestões negativas, policia seus pensamentos e procura analisar cada um.
  7. Quem se ama de verdade não se magoa, não fica chorando quando é magoada. Não se entristece por qualquer razão, não perde o controle em qualquer situação e não se deixa levar por qualquer situação negativa.
  8. Quem se ama de verdade não tem medo da morte, das doenças, da pobreza ou falta de dinheiro, não sente medo, não se apega a nada.
  9. Quem se ama sente coragem e segurança de sempre recomeçar, se for necessário, sem medo do desconhecido.
Feliz 2011 a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário