quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

O jeito Dilma de governar

Ainda é cedo para avaliar, mas as primeiras impressões do jeito Dilma de governar me agradam bastante. Discreta e até meio desajeitada, a nossa primeira PRESIDENTA deixa claro que não se deslumbra com holofotes, nem se deixa levar pelos puxa-sacos de plantão.

A falta de oratória de Dilma fica evidente diante dos primeiros discursos lidos. Lula era brilhante na arte de falar. Mesmo com os tropeços em nossa língua, várias vezes me emocionei ao ouvir as histórias improvisadas do torneiro mecânico, capazes de deixar a plateia inteira ligada. Certa vez, ao falar sobre o Programa Brasil Sorridente, Lula disse que quando era pobre achava lindo ver os ricos com aqueles ferros na boca (estava se referindo ao aparelho dentário). Eu usei aparelho quase cinco anos, inclusive aquele freio de burro, e sempre achei ridículo. Pensei durante o discurso de Lula: que conversa mais fiada, aparelho é rídiculo. E Lula continou. Sabe por quê? Enquanto os ricos usam aqueles ferros, os pobres não têm nem dente. Isso sim é feio e triste, afirmou o ex-presidente em tom enraivecido. Os espectadores aplaudiram de pé e até os cinegrafistas e jornalistas que nunca se manifestam demonstraram apreço.

O mesmo Lula divertido e inteligente ficou muito mascarado ao final do segundo mandato. Depois de ter sido chamado de “O Cara” por Barack Obama o baixinho começou a achar que tinha 1,90m. E quando a vaidade toma conta a arte de falar bem já não impressiona tanto.

Se Lula assumiu desconfiado com o peso de mostrar que uma pessoa sem diploma pode chegar ao topo e ter êxito, a popularidade repentina o fez tirar os pés do chão e tornar o Brasil um grande palco para ele brilhar. O sucesso literalmente subiu a cabeça de Lulinha.

Talvez por isso Dilma esteja tão centrada. Substituir um metalúrgico iletrado tão popular e querido pelos brasileiros não será fácil. Ela pegou o Brasil em crescimento, com a classe pobre tendo um poder de compra maior. Terá de manter o padrão e fazer mais.

Começou muito bem. Hoje anunciou a distribuição gratuita de remédios contra hipertensão e diabetes.

Tenho a impressão que ela vai aparecer menos e trabalhar mais. Tomara.

Um comentário:

  1. Ainda eh cedo para comentar sobre o estilo de Dilma. Espero que seja bom a despeito de sua tragetoria politica-ideologica. Convenhamos tbm, ainda ha muito que se fazer! Go Brazil!

    ResponderExcluir