sábado, 28 de agosto de 2010

Delícias do Chile... Suco de Chirimoya

Prefiro mil vezes tomar suco a refrigerante. Mas, toda vez que viajo para fora do Brasil, peno bastante, porque (na minha opinião) suco natural bom mesmo é o nosso. A diversidade de frutas que temos nos dá uma variedade imensa nos cardápios de qualquer restaurante de média e boa qualidade daqui.

Recentemente, no Chile, tive a oportunidade de experimentar um suco delicioso, “Chirimoya”. Minha irmã bateu o pé dizendo que a fruta é exclusividade de lá. Mas, uma semana antes, tinha experimentado a delícia em Curitiba. Como não lembrava o nome, não tive como confirmar a minha versão de que a fruta existe no Brasil. Logo descobri o nome da maravilha, Atemoya/Atemoia. Lembra um pouco o gosto da graviola. Ainda não vi se tem em Brasília e também não tenho ideia do preço, afinal não sou uma frequentadora assídua de supermercados.

Mas, assim que puder, vou pesquisar e comprar a dita cuja para tentar fazer o suco em casa. Só tenho uma dúvida. Devo bater a polpa com as sementes ou não? Só testando para saber. Depois eu conto como ficou.

5 comentários:

  1. Muito bom o suco, mas tenho certeza que você tem que bater a polpa sem a semente.

    ResponderExcluir
  2. uau... como alguém não conhece essa fruta?! Ela pode ser encontrada em quase todo supermercado, feira ou quitanda de frutas em Brasília, São Paulo, Curitiba... Enfim, pelo Brasil. Tbm tem uma muito parecida com ela, que é a Pinha... mas tem gente que diz que não tem nada a ver.
    Tbm tenho certeza de que o suco é só com a polpa.

    ResponderExcluir
  3. Diógenes Lôbo.

    Pra mim essa fruta chamada chirimoya é a irmã da pinha e prima da graviola, ou então a chirimoya é a própria pinha com aspectos exteriores diferentes mas interiormente são semelhantes. Se eu estiver equivocado pessoal postem mais comentário sobre esta fruta que me ajudem a compreender que nem sempre o parecer é ser. Mas que parece parece, só não sei se é.

    ResponderExcluir
  4. Aqui em Aracaju/Sergipe, essa fruta chegou recente no mercado, a Atimoia como é conhecida, é da família das anonaceas, ela vem do cruzamento da cherimoia com a pinha, de tão doce pode ser contra indicada a quem é diabético.

    ResponderExcluir
  5. Aqui em Aracaju/Sergipe, essa fruta chegou recente no mercado, a Atimoia como é conhecida, é da família das anonaceas, ela vem do cruzamento da cherimoia com a pinha, de tão doce pode ser contra indicada a quem é diabético.

    ResponderExcluir