Este fim de semana vou viajar com amigos que gosto muito. Doze no total, incluindo dois bebês lindos de morrer:). Já temos o hábito semanal de estar juntos e apreciamos muito a companhia de todos. Uma viagem, entretanto, é um ótimo momento para estreitarmos ainda mais os laços de amizade e guardarmos boas histórias, fotos e risadas na lembrança.
Mas é preciso tomar alguns cuidados para evitar conflitos nesses dias de lazer. Sentar antes e definir o roteiro é fundamental. Cada programa deve ser escolhido por meio de votação. Vence a maioria, é claro.
Numa viagem em grupo, estilos e objetivos diferentes devem ser deixados de lado para as coisas correrem tranquilamente. Antes de partir é bom todos estarem em sintonia sobre o objetivo do passeio. No nosso caso, aumentar a afinidade do grupo e visitar a Cidade Maravilhosa. É importante também falar sobre dinheiro. Quanto será gasto nos passeios, restaurantes, aluguel de carro e hotel. A meta é tirar o máximo proveito de tudo.
O nosso destino é um dos cartões postais mais lindos do mundo: o Rio de Janeiro, cidade maravilhosa, também conhecida pela violência e a falta de segurança pública. Por isso, é preciso ficar atento para não termos surpresas desagradáveis.
Dicas do Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas:
1 – Evite visitar favelas. A cidade é cercada por morros que estão sempre em guerra. Balas perdidas podem vir dessas áreas.
2- Procure não andar sozinho, em áreas desertas. Prefira locais com movimento de pessoas. O bandido costuma atacar quem está distraído.
3 – Se perceber que alguém o está seguindo, entre numa loja e chame por alguém em voz alta, como se fosse um conhecido. O ladrão provavelmente vai desistir de assaltar você.
4 – Não tire dúvidas com pessoas desconhecidas.
5- Se vista como os moradores da cidade, com roupas simples e discretas. Nada de andar com a máquina fotográfica pendurada no pescoço, guias e mapas turísticos.
6 – Evite carregar bolsas ou mochilas com muito volume. Esconda a maior parte do dinheiro por dentro da roupa e deixe uma pequena parte separada para o bandido. As pochetes, lembra?
7 – Se o bandido estiver armado, não reaja.

9 – Caso necessite ir a um caixa eletrônico, dê preferência àqueles localizados em Shopping Centers ou dentro de agências bancárias.
10 – Não use jóias e relógios caros ao sair do apartamento.
11 – Não caminhe próximo ao mar se a praia estiver deserta. Faça exercícios no calçadão.
Por fim, não tente parecer com esse ‘turista’ na ilustração ao lado.
Divirta-se.
A Polícia Militar do Rio de Janeiro presta serviço de proteção ao turista nos pontos turísticos da cidade. Endereço: Rua São Clemente, 345 – Botafogo – Telefone: (21) 3399.7569.
Muito bom o artigo. É isso mesmo, planejamento antes de sair e cuidados com a segurança em locais desconhecidos. Completo. Parabéns.
ResponderExcluir