sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Picada por uma abelha

Você já foi picado por uma abelha? Eu já, duas vezes. A dor é parecida com a picada de uma injeção, mas permanece por cerca de meia hora (em mim), já ouvi relatos de seis horas de ardência em outras pessoas. A primeira vez fui ferroada no pescoço. Pensa no incômodo!

Esta semana, ao caminhar próximo à Esplanada dos Ministérios fui atacada novamente. O bicho grudou no meu braço e tentei tirá-lo com a mão de forma espalhafatosa. Não deu certo. Lotada de bolsa e livros, acabei sendo picada. Depois de lançar-se ao meu braço, o inseto produtor de cera e mel desapareceu. Restou aquela dor terrível e um pequeno inchaço vermelho no meu antebraço. Ai, que raiva...

Pelo visto, os ataques estão comuns no Distrito Federal, principalmente na região do Conjunto Nacional.

Há dois meses, um morador de rua curioso, com necessidades especiais, foi mexer numa colméia. Resultado: levou mais de 100 picadas. Motoristas da área também foram atacados quando paravam no semáforo perto da árvore onde estava a colméia. Um deles chegou a desmaiar por causa das ferroadas. Os bombeiros queimaram o cacho para evitar novos ataques.

Como evitar ser picado?

1. Use roupas claras, as escuras atraem o inseto.

2. Evite movimentos bruscos quando estiver próximo a colméias (Como vou saber?)

3. Abelhas são atraídas por ruídos, então não grite.

4. Para fugir de um enxame corra em ziguezague, pois as lindas abelhinhas costumam andar juntinhas em linha reta.

5. Proteja principalmente o pescoço e o seu lindo rosto das picadas, de preferência com uma peça de roupa.

O que fazer depois de ser ferroado por uma abelha?

Eu não fiz nada, só evitei coçar o local, mas é possível usar uma pomada calmante.

Se o ferrão grudou na sua pele, pegue uma pinça e tire.

Caso não melhore, procure um médico. Pessoas alérgicas podem ter graves complicações.

E tome cuidado ao andar distraído pelas ruas. Pode ter alguma abelha de olho jurando que você é o néctar propício a ser processado pelas enzimas digestivas desse bichinho.

Um comentário: