segunda-feira, 21 de março de 2011

“O poderoso NEGÃO Americano”

O eloquente Barack Obama mostrou ser um lord erudito em sua primeira visita ao Brasil. O discurso decorado e sem rascunho apresentado no teatro municipal do Rio de Janeiro, no domingo à tarde, pode não ter sido emocionante, mas revelou que o advogado formado em Harvard não foi eleito à toa “O Poderoso Negão Americano”, como manchetou um jornal brasileiro, na capa, nesta segunda-feira.

Obama deve ter estranhado a plateia brasileira, nem sempre tão interativa. Nos Estados Unidos os espectadores interagem a cada gesto do palestrante. O líder americano não agiu diferente. Durante a exposição oral dava pausas para suscitar o teatro municipal do Rio, lotado da nata brasileira.

O lord Obama exaltou o Brasil e se arriscou a falar algumas palavras em português. “Alô, cidade maravilhosa”. Ganhou o público ao contar que assistiu a um filme brasileiro com a mãe. E tentou emocionar ao dizer que sua mãe jamais iria imaginar que a primeira visita do filho ao Brasil seria como presidente da nação mais poderosa do mundo, apesar da decadência. (nas minhas palavras)

O chefe americano estranhou as vaias ao falar de Vasco e Botafogo. E a Casa Branca cometeu gafes ao chamar em inglês o Corcovado de “montanha” e não de morro e a Cidade de Deus como se fosse em espanhol Ciudad de Deus.

A visita de Obama com a linda família, sem dúvida, quase conseguiu tirar o foco da coalizão à Líbia. Mesmo em declínio e tão atacada, a família continua sendo uma fonte de inspiração.

Enquanto o mundo está em guerras ditatoriais e sendo destruído por desastres naturais e catástrofes por todos os lados, alguns têm o privilégio de viajar por aí com uma segurança de assustar, quase alienígenas invadindo o Brasil.

Quem disse que o planeta Terra é igual?

Mesmo sendo desigual nós podemos vislumbrar o intangível.

Um negro erudito no poder.

Um torneiro mecânico se torna um dos líderes mais populares do mundo.

Uma mulher assume pela primeira vez a presidência no Brasil.

Sim, nós podemos!

A inspiração é pra gente, minha gente!

Não precisamos de holofotes para sonhar com mudanças.

Basta não se conformar com as coisas como estão.

Não espere ser um grande líder ou ter um cargo de destaque para fazer a diferença. As grandes vitórias começam com pequenos atos, aqueles que ninguém está vendo.

Você está rodeado de pessoas e oportunidades para tornar o mundo um lugar menos frio. Hoje é o dia! Agora é a hora!

Yes, We Can:)

Nenhum comentário:

Postar um comentário