quinta-feira, 15 de julho de 2010

Separação não! É DIVÓRCIO mesmo!

Você já deve ter lido que o divórcio vai ficar mais rápido no Brasil. Quem quer se livrar do companheiro, que virou um peso e incômodo constante, não precisa mais esperar um ano, em caso de separação judicial, ou comprovar a separação dos corpos há dois anos. A nova regra acaba com os prazos e agiliza a dissolução legal do casamento.

Um termo importante foi extinto da Constituição: a separação. Isso mesmo. Agora, juízes e advogados vão ter de quebrar a cabeça para descobrir o culpado pelo fim do casamento, mistério antes desvendado durante a separação.

Mas, vem cá! Por que encontrar o culpado é tão importante? Isso pode impedir, por exemplo, que a mulher que sustenta a casa e apanha do marido ainda tenha de pagar pensão ao marmanjo.

Dúvidas a parte, vamos parar e refletir...

Ao defender a Proposta de Emenda Constitucional do Divórcio, o relator da matéria, Demóstenes Torres, do DEM, a chamou de PEC do Amor. O senador destaca que no mundo inteiro a exigência do tempo para se separar foi abolida e, segundo ele, não faz sentido manter duas pessoas unidas se não querem mais permanecer juntas, ou, pelo menos, se uma delas não quer, o que em geral é o mais comum.

E na prática?

Sei não, hein! Tem muito casal que adora brigar só para esquentar a relação... Passa um tempo e lá estão eles, juntinhos novamente... É o velho ditado... “Em briga de marido e mulher, ninguém mete a colher.” Provavelmente, daqui pra frente, vamos ter vários candidatos ao Guinness Book: Conheça o homem que casou e divorciou mais vezes  da mesma mulher.

Por outro lado...

A medida pode estimular os pombinhos a subirem no altar mais depressa. Hoje, muitos preferem juntar os trapos antes e ver se vai dar certo mesmo. Afinal de contas, separar dá muito trabalho. Se não tem papel é mais fácil descartar o outro quando ele não estiver mais atendendo às suas expectativas. Ops... separar DAVA muito trabalho!

Mas fiquei pensando...

Para quem não concorda com o divórcio (como eu) e acha que ele deve ser sempre a última opção vai ter de ficar mais atento...Encontrar a pessoa certa pra casar pode se tornar uma árdua tarefa. Ao ver tantos divórcios e casais infelizes penso: Comigo será diferente?

Charles Swindoll alerta: “O sucesso na vida não consiste em se casar com a pessoa que o fará feliz, mas em fugir de muitos que poderiam torná-lo um miserável.”

O nosso grande problema é que procuramos alguém para nos fazer feliz e reduzimos o casamento a encontrar a correta combinações de personalidades. Existe mesmo a pessoa certa? Antes de procurar esse ser perfeito é bom questionar: Eu sou a pessoa certa? Estou disposto a dizer sim e permanecer firme até a morte? Ou no momento em que o outro deixar de me satisfazer eu irei pular fora e buscar uma nova paixão?

Um comentário:

  1. Oii, bem eu estava olhando o blog de um a amigo e achei um banner seu, aí eu entrei no seu blog e achei muito legal. Então, eu vou seguir o seu blog aí se você puder segue o meu beleza? meu blog é http://www.lendooblogdajulie.blogspot.com/ ok? tchaaau..

    ResponderExcluir